segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dia do Índio 2012



Aniversário Renato

Aconteceu no Colégio a comemoração do miletinho Renato. Com uma linda decoração, muitos salgadinhos gostosos e sorvete a vontade, todos os miletinhos se divertiram junto ao aniversariante!

PARABÉNS RENATO!!!!!!































sexta-feira, 27 de abril de 2012

Cuidado Redobrado no Inverno




No inverno, cuidado com as crianças deve ser redobrado

Com a chegada do inverno, é preciso redobrar os cuidados com a saúde de bebês e crianças. As infecções respiratórias são a principal causa do aumento na procura por atendimento em clínicas, hospitais e postos de saúde, mas casos de desidratação também são comuns. É preciso ficar atento à alimentação e aos agasalhos. Poucas roupas ou roupas demais podem prejudicar a saúde dos pequenos.

Nos dias mais frios, agasalhar bem as crianças é muito importante. Blusas de lã, gorros, toucas e mantas ajudam a manter crianças e bebês aquecidos e são necessários porque eles não têm as mesmas defesas que um adulto tem para lidar com as temperaturas baixas. Mas excessos devem ser evitados em ambientes internos. “É bom ter o bom senso quanto ao uso de agasalhos. Dentro de casa, por exemplo, não há necessidade de a criança usar várias blusas. O uso de mais roupas é aconselhado quando a criança vai para a escola ou para algum outro ambiente externo”, afirma Donegá.
Roupas demais, no entanto, podem ser sinônimo de problemas, alerta o médico. Há crianças que apresentam quadro de desidratação durante o inverno causada por sudorese excessiva devido ao uso de agasalhos e pela falta de ingestão de líquidos.
É natural que no inverno o consumo de líquidos seja menor, mas os pais devem estar atentos e oferecer com maior freqüência água e sucos às crianças. O pediatra lembra ainda que a ingestão de líquidos ajuda não só na hidratação, mas também auxilia na expectoração de secreções. Quando em excesso, as secreções tornam-se um meio satisfatório para a proliferação de micróbios causadores das doenças respiratórias.
Outro ponto importante são as atividades físicas. Assim como acontece com os adultos, quando a temperatura baixa, é comum cair também o ritmo das atividades físicas das crianças, que acabam ficando mais tempo dentro de casa. Mas o pediatra ressalta que crianças habituadas a praticar esportes devem manter a rotina de exercícios durante o inverno. “O inverno não é um empecilho para a prática de atividades físicas”, afirma Donegá. Os exercícios, segundo ele, são uma excelente alternativa para o condicionamento respiratório das crianças e também uma forma de manter o corpo aquecido, sem a necessidade de várias blusas e agasalhos.
Consumo de carboidratos deve ser controlado

No inverno, é natural que o organismo exija maior quantidade de alimentos para manter a temperatura corpórea. Mas isso não quer dizer que esse hábito tenha de acontecer de forma abusiva, como aponta a nutricionista Daniela Accorsi. Ao contrário do que muitos pensam, ela não vê por que mudar o hábito alimentar das crianças no inverno, incluindo na dieta uma quantidade maior de carboidratos. “É comum os pais substituírem sucos e outros líquidos por bebidas feitas à base de leite acreditando assim que estão mantendo a saúde das crianças. O leite é importante, mas não pode ser a única fonte de líquido nessa época do ano”, afirma.
Para manter a alimentação infantil em dia, Daniela sugere que os pais estimulem o consumo de frutas da época, que são as cítricas, como laranja e tangerina. “Essas frutas são ótimas fontes da vitamina C, que fortalecem as mucosas do organismo e estimulam o sistema imunológico, prevenindo o aparecimento de doenças”, diz a nutricionista. “E o consumo de frutas deve ser complementado com a ingestão de outros líquidos, pois assim facilita a secreção”, completa.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Aniversário Mariana

Aconteceu no Colégio Tales de Mileto a comemoração do aniversário da miletinha Mariana. Além de uma decoração linda com o tema "Coelhinhos", bolo e salgadinhos deliciosos, os miletinhos tiveram uma surpresa: puderam ver e brincar com vários coelhinhos!

PARABÉNS MARIANA!!!!!