"Tudo é loucura ou sonho no começo.
Nada do que o homem fez no mundo teve início
de outra maneira, mas tantos sonhos se realizaram
que não temos o direito de duvidar de nenhum".
Monteiro Lobato
Nada do que o homem fez no mundo teve início
de outra maneira, mas tantos sonhos se realizaram
que não temos o direito de duvidar de nenhum".
Monteiro Lobato
A Educação infantil do Colégio Tales de Mileto oportuniza às crianças vivências em um espaço educativo onde o lúdico, a alegria e o prazer de estar na escola sejam experiências essenciais e cotidianas na ação pedagógica.
"Em educação Infantil qualquer atividade que não seja de alta qualidade representa uma oportunidade perdida de oferecer às crianças um bom começo para o resto de sua vida" (Formozinho,J. Oliveira. Lisboa,1993).
A Proposta....
Nossa Proposta Pedagógica leva em conta:
- A criança "inteira", ou seja, a possibilidade do desenvolvimento da criança como um todo;
- o relacionamento professor-criança como base de todo o trabalho desenvolvido, orientando as crianças para o diálogo, a troca de idéias e a reflexão dos acontecimentos, bem como para o entendimento de situações mais complexas, favorecendo desde pequenos o desenvolvimento de falas argumentativas;
- os interesses, as necessidades e os conhecimentos construídos previamente pelas crianças os saberes que as crianças tem necessidade de aprender;
- a participação da criança no processo de aprendizagem;
- o ambiente como uma das dimensões do currículo, e por isso a importância de sua organização;
- a arte como possibilidade de ampliação das linguagens, proporcionando diversas formas de expressão;
- que a estrutura curricular adotada não siga modelos didáticos rígidos, mas que possa buscar soluções didáticas flexíveis, moduladas e intencionais de acordo com a faixa-etária das crianças e os seus níveis de desenvolvimento.
- A criança "inteira", ou seja, a possibilidade do desenvolvimento da criança como um todo;
- o relacionamento professor-criança como base de todo o trabalho desenvolvido, orientando as crianças para o diálogo, a troca de idéias e a reflexão dos acontecimentos, bem como para o entendimento de situações mais complexas, favorecendo desde pequenos o desenvolvimento de falas argumentativas;
- os interesses, as necessidades e os conhecimentos construídos previamente pelas crianças os saberes que as crianças tem necessidade de aprender;
- a participação da criança no processo de aprendizagem;
- o ambiente como uma das dimensões do currículo, e por isso a importância de sua organização;
- a arte como possibilidade de ampliação das linguagens, proporcionando diversas formas de expressão;
- que a estrutura curricular adotada não siga modelos didáticos rígidos, mas que possa buscar soluções didáticas flexíveis, moduladas e intencionais de acordo com a faixa-etária das crianças e os seus níveis de desenvolvimento.
“As crianças constroem o conhecimento a partir das interações que estabelecem com as outras pessoas e com o meio em que vivem. O conhecimento não se constitui em cópia da realidade, mas sim, fruto de um intenso trabalho de criação, significação e ressignificação.”
(Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. pág.21).
Em nossa proposta pedagógica uma das prioridades é dar oportunidade para que os alunos pensem: isto significa partir de suas idéias, conhecer a lógica que embasa a concepção que têm de mundo, estabelecer limites, possibilitar a busca de informações novas, criar oportunidades para que questionem, investigueme se apropriem de novos saberes.
A interação....
Durante o processo de aprendizagem a interação entre as crianças é um momento muito importante, pois gera cooperação, socialização, conflitos, discussão de hipóteses, desenvolvendo as capacidades de ouvir o outro, falar, refletir, questionar e argumentar.
Defendemos que se aprende em interação com o outro e a riqueza das trocas, na Educação Infantil, tem estimulado muito nossos alunos a avançarem cada vez mais no enriquecimento de um repertório que levará à elaboração de novos questionamentos e aprendizados.
O professor...
Para nós, o professor é o estimulador, mediador e facilitador da ação pedagógica, deixou de ser a figura central do processo de ensino-aprendizagem, para fazer parte dele, num papel ativo e responsável. Tem como foco criar no aluno uma relação positiva com o saber, para que ele descubra o prazer em aprender sempre mais. Ciente da importância de sua formação permanente está sempre buscando, é inquieto, tem mentalidade aberta, senso crítico e atitude investigativa.
O aprendizado...
Em um ambiente lúdico e adequado às necessidades de cada faixa etária, transformamos o aprendizado em um mundo de divertidas descobertas, onde nossos miletinhos percebem a capacidade que tem de modificar o seu meio e o papel que nele desempenham.
No Colégio Tales de Mileto, trabalhamos dentro de uma proposta sócio-interacionaista, baseados no desenvolvimento da criança como um todo, visando seu conhecimento e socialização. Neste contexto, a interação aluno, grupo e professor tem papel fundamental na construção de sua identidade e autonomia.
Além disso, oferecemos um atendimento individualizado a todas as nossas crianças. No primeiro contato delas com a escola, todo o cuidado é pouco. Elas precisam se sentir amadas, acolhidas e protegidas. Por essa razão, dispomos de monitoras que atendem, cada uma, um pequeno número de alunos. Sendo assim, eles recebem toda a atenção necessária nesta fase tão importante.
A missão...
Nossa missão vai além de educar. Nosso objetivo é proporcionar o desenvolvimento integral de crianças de 2 a 5 anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando as ações da família e da comunidade. Isso resulta num excelente preparo, não só para o Ensino Fundamental, como também para a vida toda. Além disso, nossos valores são edificados na ética, no relacionamento humano, respeito à diversidade, pluralismo de ideais, na inovação, criticidade, criatividade e sabedoria.
Criança que se torna um miletinho:
- é uma ávida leitora;
- sente-se à vontade ao resolver problemas matemáticos;
- fala e escreve bem;
- é criativa;
- toma decisões de modo independente;
- desenvolve a coordenação motora;
- tem bons hábitos de estudo;
- relaciona-se bem com as pessoas;
- é auto-confiante;
- sente prazer em aprender;
- gosta de escola.
Assim, visamos ser um Colégio de referência pela excelência em educação, reconhecido pelos resultados do processo de ensino - aprendizagem e desenvolvimento de nossas crianças.
.