Já passou-se o tempo em que se pensava que criança de 0 a 6 anos não aprende, de fato, na escola, pois “só” brinca. Educação infantil é o momento em que a criança experimenta o prazer pelo aprender e começa a gostar dela. A escola aguça a curiosidade da criança e diz a ela “olha que interessante é a vida!”. É o pedaço mais precioso da vida, porque é quando está se formando a identidade da criança.
O período se resume em estar com os outros. Aprendem a ser e a conviver. Por volta dos dois anos de idade, as crianças deixam a fase do egocentrismo. Nesse momento, começam a ter com mais clareza a idéia do outro. Como hoje em dia muitas crianças não têm irmãos, o local para o contato com outras crianças é a escola. Este ambiente propicia envolvimento, idéias de coletividade e de companheirismo. É a fase do ‘como’: como eu escovo os dentes, como eu lavo as mãos, como eu seguro o lápis, como eu brinco,como eu corro,como eu pulo. Ou seja: ‘como sou’, ‘como devo ser’ e ‘como faço para ser’.Além do desenvolvimento físico da criança, também acontece o psíquico e o do caráter. Ademais, a experiência ensina a criança a separar-se dos pais sem sofrimento e a reencontrá-los com alegria.
Pesquisas científicas sobre desenvolvimento infantil deixam evidente a real importância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social dos seres humanos. Assim, é fácil perceber que a educação infantil tem um papel fundamental na formação do indivíduo e reflete em uma melhora significativa no aprendizado da criança. É o verdadeiro alicerce da aprendizagem, aquela que deixa a criança pronta para aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário