Hoje trazemos aos pais 9 conselhos que, à primeira vista, parecem óbvios, mas que muitas vezes não damos a devida importância. São boas maneiras que perduram pela vida e os pais, juntamente com a escola, tem um papel especial na criação desses hábitos. Vamos conferir:
1. Por Favor e Obrigada(o)
“Por favor” e “Obrigada(o)” ainda são aquelas palavras mágicas, das mais importantes, que se podem ensinar aos filhos. Estará fazendo um favor aos seus filhos se insistir que eles as utilizem até se tornarem um hábito.
2. Saudações
Ensine os seus filhos - logo que tenham idade para compreender -, a saudar as pessoas pelo seu nome. Aprender desde cedo a olhar alguém nos olhos e dizer “Olá Maria” – em vez de um “Olá” olhando para o chão, é uma valiosa lição para o futuro de qualquer criança.
3. Maneiras à mesa
As maneiras à mesa para crianças devem ser as mesmas que para os adultos, mas com uma exceção: as crianças pequenas devem ter permissão para se levantarem da mesa, se a refeição se prolongar. Esperar que uma criança pequena se sente quieta durante um jantar de protocolo, quando a criança já terminou a sua comida, é uma exigência nada razoável para a paciência da criança; não se pode exigir a uma criança que já terminou a sua refeição, a capacidade de permanecer sentada sem fazer barulho ou brincando.
4. Privacidade
Para ensinar os seus filhos a respeitar a sua privacidade, deverá antes de mais respeitar a deles.
• Não tente envolver-se nas conversas deles
• Não mexa nos seus pertences
• Não seja intrometido
• Bata à porta dos seus quartos e espere um “pode entrar”, antes de entrar nos seus quartos.
5. Interrupções
Ensine os seus filhos a não interromperem. Isto é uma parte da aprendizagem que ensina a respeitar os direitos dos outros. Cabe-lhe ensinar aos seus filhos a esperarem por uma oportunidade na conversa para que possam intervir. A mãe que invariavelmente para e diz “O que foi, querido?”, quando o seu filho a interrompe, está ajudando-o a estabelecer um comportamento que em nada será vantajoso durante a vida.
6. Jogo Limpo
Demonstrar um "jogo limpo" entre crianças é uma boa atitude pois ensina a respeitar os outros. Esta atitude da parte dos pais inclui demonstrar compaixão, ceder a vez e compartilhar.
7. Cumprimentos
Ensinar os seus filhos a cumprimentar com um aperto de mão, ou com um beijo as outras pessoas é uma boa maneira de os habituar a cumprimentar os outros apropriadamente. Paratique com eles. Mostre aos seus filhos como se cumprimenta com um aperto de mão; como se trocam cumprimentos olhando nos olhos e saudando o outro pelo nome.
8. Maneiras ao telefone
A primeira experiência que uma criança tem com o telefone é dizer “Oi” a um amigo próximo. Boas maneiras ao telefone que as crianças devem aprender ao longo dos tempos incluem falar claramente e saberem identificar-se corretamente.
9. Fora e em casa
As crianças necessitam aprender que as boas maneiras são usadas em todo lugar e sempre, e não só em situações especiais. As maneiras à mesa, “por favor” e “obrigada(o)”, cumprimentos educados, e conversas respeitadoras são para serem usadas em casa, na casa dos amigos, no restaurante, na escola, ou mesmo no supermercado. Se as crianças tiverem o hábito de usar boas maneiras em casa, elas utilizá-las-ão em qualquer outro ambiente e situação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário