quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Adaptação escolar

Na maioria das vezes, o ingresso da criança na escola significa a primeira separação da família. O contato com novos espaços, amigos e adultos, trará para a realidade dos pequenos um contexto diferente daquele familiar, e, por isso, este processo pode gerar sentimentos como: insegurança, medo ou euforia.

É importante que os pais estejam preparados e seguros para que possam, em parceria com a escola, amparar e auxiliar seus filhos.


Cada criança vive o processo de adaptação à sua maneira, porém, a confiança que os pais depositam na escola, nos adultos que irão acompanhar seus filhos e o modo como gerem sua ansiedade, são fatores essenciais para que este período ocorra de maneira tranquila e serena.

Para tanto, descrevemos abaixo, as dúvidas mais frequentes das famílias, acreditando
assim, poder auxiliá-los nesta etapa.


1) Posso ficar com meu (minha) filho (a) na sala de aula ou vê-lo de vez em quando?


Sabemos que o contato com um novo ambiente gera expectativas tanto para as crianças quanto para os pais, porém, para que a socialização ocorra com maior tranquilidade, é importante que o espaço da sala de aula seja reservado para as crianças e professoras.

Neste sentido, a escola disponibiliza um espaço para que os pais permaneçam ali durante o processo de adaptação se acharem necessário e/ou se sentirem mais seguros. É natural que todos queiram dar uma “espiadinha” ou saber o que está acontecendo em sala ou no parque. Pedimos que aguardem o convite das professoras ou da coordenação, pois sabemos qual o melhor momento.

2) Pode existir alguma mudança no processo de adaptação?

Passada a novidade da primeira semana, é comum que as crianças apresentem resistência em vir para a escola. O importante neste momento é trazê-la todos os dias, mesmo que permaneça na escola por um curto período de tempo. Estabelecer uma nova rotina exige persistência.

3) Como devo proceder na chegada à escola?


As professoras preparam o período de adaptação com muito carinho, deixando o ambiente organizado para estes dias. Somente na primeira semana, um dos pais ou apenas um responsável, entra com a criança. Filmagens e fotos não são interessantes neste momento, que deve ser calmo e íntimo. Após o primeiro dia, os pais ou responsáveis devem entregar a criança às responsáveis pela recepção das crianças.

A franqueza, desde o início, é imprescindível para o estabelecimento da confiança. Quando forem feitos combinados com as crianças, estes devem ser cumpridos em regra,por isso não prometa o impossível. Aconselhamos que, quando forem embora  se despeçam com naturalidade e rapidamente.

4) Meu (minha) filho (a) poderá trazer chupeta, cobertorzinho ou algum objeto com os qual está acostumado (a)?

Os "objetos" que fazem parte da vida cotidiana da criança podem contribuir nesta nova experiência tornando mais confortável a permanência no espaço escolar.

5) E se ele (a) estiver chorando, o que devo fazer?

É de suma importância que a família também se prepare para este período de adaptação. Garantir a segurança e a tranquilidade necessária desde os momentos que antecedem a chegada à escola contribuem para que a criança integre-se progressivamente ao novo ambiente. Na educação infantil, o choro na hora da entrada é comum até mesmo para os alunos já adaptados. Nestas ocasiões, é importante se despedir firme e rapidamente, deixando que as professoras se encarreguem de integrá-lo ao grupo. Solicitamos que aguardem na secretaria, assim que for possível a coordenação ou as professoras irão informá-los se ele (a) já está mais calmo. Na adaptação, é previsível que a criança chore, mas estaremos assegurando todo o apoio necessário para que ela supere com naturalidade este momento.

6) Qual o procedimento da escola em relação aos possíveis acidentes?

Alguns pequenos acidentes podem ocorrer, como ralões no joelho, batidas nos brinquedos, mordidas etc. As professoras estão habituadas a esses acontecimentos e, caso ocorram, habilitadas a cuidar adequadamente deles. As crianças ainda não medem sua força e ainda não compreendem a partilha de brinquedos, portanto é possível que alguma criança empurre ou morda algum colega para conseguir seu intento. Não se trata de descuido das professoras, pois as crianças são muito rápidas. A coordenadora e as professoras farão os encaminhamentos necessários.

7) É necessário o uso de uniforme?

O uso do uniforme o deixará mais a vontade para explorar todos os espaços e
materiais oferecidos pela escola.


  
8) A Escola adota o uso de agenda?

A agenda é um meio de comunicação entre Família/Escola e vice-versa. Ela deve ser vista diariamente e assinada caso haja algum comunicado.

É necessário que toda a documentação do aluno esteja completa na secretaria da Escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário