1) Informe-se: Procure saber quais são as lições, por ele e por informações da escola, e o ajude a se organizar, tirando eventuais dúvidas.
2) Procure a escola: Se seu filho não quiser fazer a lição, procure conversar com ele para entender os motivos, mas também procure a escola para saber como são as lições, o que é exigido nelas e ouvir o que o professor tem a dizer da relação de seu filho com o aprendizado e com o conhecimento.
3) Agende: Caso seu filho leve mais tempo do que o normal para fazer a lição, procure entender se a tarefa foi dada com um prazo longo e ele deixou para fazer na última hora ou se a escola tem exigido um tempo maior de estudo. Se for esse o caso, procure ajudá-lo a conciliar os estudos com outras atividades.
4) Organize: Incentive seu filho a utilizar um único espaço para fazer as lições: ter os materiais necessários por perto e longe de coisas que possam desviar sua atenção, como a TV e o computador.
5) Ajude: Se ele estiver com dúvidas na lição, peça que ele leia a tarefa, diga o que não entendeu e tente ajudá-lo. Mas não faça a lição por ele.
6) Acompanhe: Se a escola informar que seu filho não tem feito regularmente as tarefas, procure entender como a escola orienta seu filho a anotar as tarefas e pergunte se ele tem seguido a orientação. Converse com ele e o avise que você vai se comunicar com a escola para saber se ele passou a anotar as lições.
7) Navegue: Se seu filho tiver de fazer pesquisas na internet, ajude-o a encontrar alguns site e o oriente a ler o conteúdo selecionado e a escrever com suas próprias palavras o que ele pesquisou. Se ele insistir em apenas imprimir o resultado da busca, procure a escola para saber como os alunos são orientados a pesquisar na internet.
8) Pesquise: Quando seu filho tiver de fazer pesquisas que exigem mais de uma fonte, ajude-o a encontrar as fontes e supervisione a coleta de informações que ele faz.
9) Questione: Se seu filho disser que a escola não está mandando tarefas regularmente, questione a informação e avise que vai procurar saber na escola se de fato isso está acontecendo.
10) Converse: Se seu filho insistir em fazer a lição em frente à TV ou ao computador, observe a concentração dele nas duas atividades, assim como a qualidade de sua produção. Depois converse para que ele próprio reconheça que leva mais tempo e pode ter mais dificuldades e dúvidas se estiver com a TV ou o computador ligado.
fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/criancas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário