segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Ser aluno brilhante na escola apenas não garante sucesso na vida

O post de hoje é um assunto super importante e vale a reflexão de nós pais e também dos educadores. Ser brilhante na escola não é sinônimo de sucesso da vida. A matéria é escrita por Andrea Ramal, e foi retirada do blog Dicas Pais e Filhos, o qual recomendamos aos nossos pais que leiam, pois é repleto de assuntos e dicas interessantes:
Muitos pais têm em mente que um filho que só tira notas máximas na escola vai se tornar um adulto bem sucedido. Mas a história não é tão simples. Não adianta ter um filho “brilhante”, se avaliado apenas pelas notas, se quando adulto ele não se relacionar bem com outras pessoas, não gerenciar bem suas emoções ou não souber enfrentar os problemas do dia a dia.
Para a educadora Andrea Ramal, Doutora em Educação pela PUC e autora de sete livros na área, é importante que os pais ofereçam aos filhos oportunidades de formação integral, o que auxilia o filho a desenvolver capacidades e talentos por igual. Isso significa ir além do intelecto.
Em seu mais recente livro Filhos Bem Sucedidos – Sete maneiras de ajudar seu filho se realizar na escola e na vida (Editora Sextante), Andrea Ramal aconselha os pais sobre a melhor forma equilibrar a educação dos filhos:
– Enriqueça a formação cultural e educacional de seus filhos e ofereça a eles a oportunidade de ler livros interessantes, assistir a bons filmes, frequentar exposições e peças de teatro e participar de cursos extras e atividades artísticas.
– Mantenha o diálogo em casa, incentivando seu filho a encarar desafios de forma natural, a resolver problemas e a lidar bem com as derrotas. Não coloque seu filho numa redoma!
– Aproveite as férias escolares de seu filho para proporcionar oportunidades de aprendizagem como ler, viajar, apreciar obras de arte e conhecer novas culturas. A criança que vivencia programas culturais e é estimulada tem uma perda de conteúdo menor na volta às aulas.
– Dê preferência a escolas que tenham uma proposta de educação integral, com currículo variado. Ou seja, que ofereça, além das tradicionais, disciplinas ligadas a artes, cultura e esportes.
O sucesso na vida se relaciona com este tipo de equilíbrio. Adultos bem sucedidas são aquelas que, diante dos problemas, reagem com serenidade e criatividade, têm autoconfiança. Elas constroem o próprio destino. Cuidam adequadamente de si mesmas e dos demais, buscam a qualidade de vida e se sentem felizes. Elas equilibram a mente, o corpo e o coração.
Além disso, ir além do ensino escolar e formar um cidadão integral é fundamental num mundo altamente competitivo. Se os pais oferecem uma formação que vai além do que a escola proporciona, oferecendo atividades com as relacionadas acima, isso funcionará como acelerador da capacidade de aprender e será um diferencial na vida profissional. Portanto, somente as notas não são parâmetro para avaliar se um aluno será brilhante também na vida.
A sinergia total entre pais e escola também é fundamental no processo de formação de um adulto de sucesso. “De fato, quanto mais os pais acompanham a vida escolar dos filhos, mais a sua autoestima cresce pois aumenta ainda mais a sua capacidade e sua vontade de aprender”, diz. Na opinião de Andrea, para transformar um filho em um profissional de sucesso é fundamental que ele tenha um projeto de vida com mais conhecimento, equilíbrio pessoal e felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário